
A introdução do voto distrital no Brasil ganhou relevância durante a Reunião do Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), realizada na quarta-feira (19/03), em Brasília. O presidente da CACB e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto, anunciou que a mobilização em favor do voto distrital será uma das principais prioridades da Rede de Associações Comerciais ao longo de 2025.
Cotait ressaltou que o voto distrital representa um avanço significativo para a democracia brasileira, ao criar um modelo eleitoral que fortalece a representatividade e a responsabilidade dos parlamentares diante dos eleitores. “O voto distrital devolve o poder de decisão para a população, combatendo a eleição de parlamentares que, muitas vezes, não têm uma conexão real com as necessidades locais. É um mecanismo que aproxima o cidadão do seu representante e reforça a governança”, declarou.
A proposta do voto distrital tem ganhado apoio em diversos segmentos da sociedade, que enxergam no sistema uma maneira de aprimorar a eficiência da administração pública e garantir maior transparência no processo eleitoral.
A Rede de Associações Comerciais planeja envolver lideranças políticas, especialistas e a sociedade civil em uma campanha nacional para discutir e promover a implementação do modelo.
EXPANSÃO DO CMEC
Durante o encontro, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, apresentou um panorama positivo sobre o crescimento do grupo, que já conta com 900 conselhos em todo o Brasil.
Ana Claudia também compartilhou detalhes sobre o We Fórum, evento que acontecerá no dia 26 de março, em Belo Horizonte (MG). O encontro terá como foco o compartilhamento de experiências, o debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho e a promoção de ações que incentivem a igualdade de gênero e o empreendedorismo feminino.
Fonte: CACB